MMEU BLOG NO VILA MULHER

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

segunda-feira, 23 de julho de 2012

MARIDOS DE ONTEM E DE HOJE

  Se atrasarmos o relogio do tempo, vamos encontrar o jeito antigo de viver, porque tudo era muito diferente no passado, principalmente no relacionamento dos casais: os maridos eram amos e senhores, suas decisões eram irrevogaveis e indiscutiveis e as esposas apenas obedeciam caladas a todas as ordens dos maridos, sobre qualquer assunto.

  As mulheres eram apenas donas de casa e mães de familia, ocupavam seu tempo com seus afazeres domésticos; todas sabiam cozinhar, preparar doces e quitandas, costuravam e cuidavam das roupas da familia que lavavam, engomavam e passavam, mas nada sabiam de assuntos financeiros, porque seus maridos eram os provedores e cuidavam de tudo.

   Quando jovens eram mantidas pelos seus pais e se ocupavam do aprendizado com suas mães para se tornarem boas esposas, e da tutela do pai, passavam para a tutela do marido, que era escolhido pelas familias, nunca pela moça, mas depois do noivado acertado, as noivas passavam a receber agrados como flores, bombons e lindas serenatas.

   Namorar a moda antiga não passava dessas coisinhas, porque as visitas de noivos eram vigiadas de perto pelas mães, avós ou irmãs casadas; intimidades só depois do casamento, mas era o costume e ninguém reclamava, depois do casamento pouca coisa mudava, porque a unica distração das esposas era receber as amigas para um chá da tarde.

   Ler romances escolhidos pelo marido também era aceitável e quando os filhos chegavam, mesmo esses pequenos divertimentos se acabavam, porque mãe era de tempo integral e ai as mulheres só ocupavam seu tempo com a casa e os filhos, mas a compensação era não ter a obrigação de ganhar dinheiro, porque homem decente sustentava a familia sem ajuda feminina.

  Essa era a rotina das familias de antigamente, mas tudo mudou e hoje as mulheres disputam empregos com os homens em todas as áreas e como colaboram com os gastos da familia, elas exigem que os trabalhos da casa sejam devidamente  divididos e os maridos de hoje precisam ser cheios de prendas domesticas como suas esposas.

   Se no passado os maridos não entravam em uma cozinha, hoje os homens são quase todos bons cozinheiros  e se o casal tiver filhos, o pai também sabe trocar fraldas, dar banho e alimentar uma criança, mas diferente das enormes familias do passado, hoje ninguém quer encher o mundo, um filho ou dois e está de bom tamanho.

   As esposas antigas engoliam sapos e até crocodilos, mas nem pensavam em deixar seus maridos, porque a sociedade não aceitava uma mulher separada e também nenhuma mulher tinha qualquer tipo de renda e vivia sustentada pelo marido, diferente dos tempos atuais, que as pessoas se casam já pensando em se divorciar  e é normal.

   São vidas de épocas diferentes, mas apesar de se fingirem de fortes, as jovens modernas bem que gostariam de receber flores, bombons e ouvirem romanticas serenatas em sua homenagem, mas não conseguem, porque o romantismo morreu afogado dentro de uma garrafa de cerveja e foi incinerado com uma nuvem de fumaça de cigarro.  

                     Maria Aparecida Felicori { Vó Fia }

                                        23/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário