MMEU BLOG NO VILA MULHER

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 22 de julho de 2012

NA ESCOLA

  Nos anos trinta, o sistema escolar era totalmente diferente dos tempos presentes, era tudo de uma simplicidade franciscana: ninguém levava lista de material escolar para casa, porque simplesmente não existiam materiais escolares, o que existia era um pedaço de pedra  cinzenta, que era chamada de lousa e um lapis que mais parecia um estilete, também de pedra.
   Os livros eram reverenciados e bem cuidados, porque pertenciam aos grupos escolares e passavam de um ano para outro, só mudavam os alunos, nunca os livros, mas as crianças eram bem educadas e chamavam as professoras de senhoras, senhoritas ou donas com o maximo respeito e estudavam muito, porque só passava de ano quem merecesse.
   Os alunos eram responsaveis, porque se perdessem o ano seriam castigados pelos pais e se sentiriam humilhados ao voltar no ano seguinte como repetentes, porque diferente do momento, os pais daquela epoca impunham limites e exigiam respeito para eles e para as outras pessoas e as crianças eram mais felizes, porque sabiam que os pais estavam ali para lhes mostrar o caminho certo.
   Essa segurança dava as crianças a certeza de que sua obrigação  era estudar, ser cortezes e seus pais os apoiariam em tudo que precisassem e não era a pouca informação que recebiam, que os tornava obedientes e estudiosos, era o amor e carinho que sentiam pelos seus pais e o principal era o clima de respeito existente, era o tempo dos senhores pais.
   Mas o século acabou e agora no século vinte e um, chegou o tempo dos senhores filhos, mas são senhores apenas na falta de educação e de respeito, porque continuam dependendo financeiramente dos pais até quase velhos, porque não estudam e não trabalham; a maioria dos filhos de hoje, são os senhores mais coitados desse mundo e quando seus velhos morrerem, vão viver de que?
                      Maria Aparecida Felicori {Vó Fia}
                                        22/07/2012
   

3 comentários:

  1. Vó Fia. Fiz uma visitinha no seu blog. Gosto muito de seus textos. Que continue nos presenteando por longo tempo, com suas histórias bem alinhavadas.
    Felicidades,
    Norália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Norália pela visita e pelo elogio. Beijos da Vó Fia

      Excluir
  2. Querida Vó Fia, parabéns pelo seu blog! Adoro o que a senhora escreve! um carinhoso abraço, Jacqueline

    ResponderExcluir